Filosofia e política da FURG

FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

• Resolução nº 014/87 do CONSUN de 20 de novembro de 1987. Alterada pela Resolução nº 10/94 de 27 de junho de 1994 e Resolução nº 029/95 de 27 de dezembro de 1995.
  

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

O ensino, a pesquisa e a extensão são as atividades-fim da Universidade do Rio Grande e buscam, de forma indissociável, criar condições para que o homem seja participante, criativo, crítico e responsável, diante dos problemas sócio-econômicos, filosóficos, culturais, artísticos, tecnológicos e científicos, tornando assim a Universidade mais voltada para os problemas nacionais, regionais e comunitários, propagando e aumentando o patrimônio cultural e intelectual da humanidade.

Inserida em uma região costeira, a Universidade do Rio Grande tem como vocação natural a compreensão das inter-relações entre os organismos, incluindo-se aí o homem, e o meio ambiente. Assim, como forma de orientar o ensino, a pesquisa e a extensão, a Universidade assume, como vocação institucional, o ecossistema costeiro.

Assim, a FURG assume como seus objetivos:

 a. buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social;
 

b. formar homens cultural, social e tecnicamente capazes;
  

c. promover a integração harmônica entre o homem e o meio ambiente.
 

 

ESTRATÉGIA GERAL DE AÇÃO

Para alcançar os objetivos propostos, a Universidade do Rio Grande adotará uma série de procedimentos que servirão de base para orientar o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração:

 a. buscar a qualificação dos recursos humanos da Universidade, visando ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão;  

• pela sistemática contratarão de professores com titulação máxima, só podendo acontecer exceções em áreas ou setores em que não haja disponibilidade de recrutamento de titulados;  

• pelo incentivo permanente à capacitação dos atuais quadros, através da pós-graduação "stricto e lato sensu";  

• pela instalação de cursos de pós-graduação "stricto e lato sensu" na própria Universidade. 

 

a. dar prioridade à biblioteca, visando a manter a permanente atualização do acervo bibliográfico; 

b. promover a modernização administrativa e o aperfeiçoamento do corpo técnico, administrativo e marítimo. 

c. Implementar ações que busquem a consolidação e o desenvolvimento da vocação institucional.
 

 

ESTRATÉGIAS SETORIAIS DE AÇÃO

a) QUANTO AO ENSINO 

 

• incentivar a formação pedagógica dos docentes, visando à melhoria das relações humanas, da comunicação aluno-professor, do interesse pelo ensino e da qualidade do ensino;
  

• promover reformulações curriculares nos cursos de graduação, visando à intensificação do ensino experimental, buscando a adequada proporção entre a teoria e a prática; à adoção de estruturas curriculares compatíveis com a natureza de cada curso, garantidas pela coexistência de dois regimes acadêmicos:
 

1. SERIADO;
 

2. COM MATRÍCULA POR DISCIPLINAS;
  

3. COM PREDOMINÂNCIA EM AMBOS DE DISCIPLINAS ANUAIS; à intensificação do oferecimento de disciplinas específicas por curso. 

 

• incentivar o estudo da Filosofia, da Sociologia e das Artes, visando à humanização e à conscientização; 

• integrar o discente às atividades científicas e artístico-culturais, visando ao desenvolvimento de capacidades, habilidades e métodos de trabalho; 

• adequar o sistema de avaliação acadêmica ao perfil do profissional a ser formado, visando a avaliar o aluno de maneira ampla; 

• implantar a avaliação docente, visando ao desenvolvimento do espírito crítico e à melhoria da qualidade de ensino; 

• dar prioridade aos cursos de licenciatura, visando à melhoria do ensino de 1º e 2º graus; 

• diversificar os cursos de graduação e de pós-graduação, visando a atender às necessidades nacionais e regionais; 

• compatibilizar o número de vagas iniciais dos cursos com a formação profissional oferecida e com a dimensão do corpo docente, visando à melhoria da qualidade do ensino; 

• alterar o sistema de ingresso na Universidade (concurso vestibular), visando a adequá-lo à filosofia de ensino da Instituição.


 
b) QUANTO À PESQUISA
  

• Dar prioridade às seguintes áreas básicas:  

1. das ciências exatas e naturais 

(Biologia, Matemática, Física e Química) 

2. das ciências sociais e humanísticas 

(Pedagogia, Filosofia, Sociologia e Lingüística) 

• buscar a interdisciplinaridade na atividade científica, visando à compreensão global dos fenômenos estudados; 

• promover o hábito da pesquisa, visando a reforçar a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão; 

• criar incentivos à participação discente em atividades de pesquisa ou de iniciação científica, tais como integralização de créditos curriculares, concessão de bolsas, prêmios ou auxílios financeiros, visando à integração dos discentes às atividades científicas e artístico-culturais;
 

• ativar o Fundo Especial de Pesquisa, visando ao financiamento de atividades de pesquisa;
  

• instituir um comitê científico, visando ao acessoramento, à aprovação, à avaliação e ao acompanhamento da pesquisa, bem como à gerência do Fundo Especial de Pesquisa.
 

c) QUANTO EXTENSÃO 

• promover um programa de ação comunitária, visando ao conhecimento, à técnica e à assistência à comunidade. 

• promover um programa de Ecologia e Planejamento Ambiental, visando a difundir o conhecimento do ecossistema costeiro;
 

• promover um programa regional de assistência integrada, visando à integração da Universidade com o sistema educacional de 1º e 2º graus; 

• promover um programa cultural e artístico, visando a dinamizar e impulsionar o processo cultural da comunidade; 

• promover um programa acadêmico técnico-científico, visando a atualizar e verticalizar os conhecimento das comunidades universitárias, da rede de ensino de profissionais liberais e de técnicos da região;
 

• promover um programa de educação física e desportos, visando à saúde do indivíduo e à integração social;
  

• promover um programa de incentivos à participação discente em atividades de extensão, tais como integralização de créditos curriculares, concessão de bolsas, prêmios ou auxílios financeiros.
  

CONCLUSÃO

A aplicação objetiva de uma FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE depende da determinação, interesse e atuação direta da comunidade universitária, respondendo às necessidades do meio no qual esta IFE está inserida.