FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE
• Resolução nº 014/87 do CONSUN de 20 de novembro de 1987. Alterada pela Resolução nº 10/94 de 27 de junho de 1994 e Resolução nº 029/95 de 27 de dezembro de 1995.
OBJETIVOS INSTITUCIONAIS
O ensino, a pesquisa e a extensão são as atividades-fim da Universidade do Rio Grande e buscam, de forma indissociável, criar condições para que o homem seja participante, criativo, crítico e responsável, diante dos problemas sócio-econômicos, filosóficos, culturais, artísticos, tecnológicos e científicos, tornando assim a Universidade mais voltada para os problemas nacionais, regionais e comunitários, propagando e aumentando o patrimônio cultural e intelectual da humanidade.
Inserida em uma região costeira, a Universidade do Rio Grande tem como vocação natural a compreensão das inter-relações entre os organismos, incluindo-se aí o homem, e o meio ambiente. Assim, como forma de orientar o ensino, a pesquisa e a extensão, a Universidade assume, como vocação institucional, o ecossistema costeiro.
Assim, a FURG assume como seus objetivos:
a. buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social;
b. formar homens cultural, social e tecnicamente capazes;
c. promover a integração harmônica entre o homem e o meio ambiente.
ESTRATÉGIA GERAL DE AÇÃO
Para alcançar os objetivos propostos, a Universidade do Rio Grande adotará uma série de procedimentos que servirão de base para orientar o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração:
a. buscar a qualificação dos recursos humanos da Universidade, visando ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão;
• pela sistemática contratarão de professores com titulação máxima, só podendo acontecer exceções em áreas ou setores em que não haja disponibilidade de recrutamento de titulados;
• pelo incentivo permanente à capacitação dos atuais quadros, através da pós-graduação "stricto e lato sensu";
• pela instalação de cursos de pós-graduação "stricto e lato sensu" na própria Universidade.
a. dar prioridade à biblioteca, visando a manter a permanente atualização do acervo bibliográfico;
b. promover a modernização administrativa e o aperfeiçoamento do corpo técnico, administrativo e marítimo.
c. Implementar ações que busquem a consolidação e o desenvolvimento da vocação institucional.
ESTRATÉGIAS SETORIAIS DE AÇÃO
a) QUANTO AO ENSINO
• incentivar a formação pedagógica dos docentes, visando à melhoria das relações humanas, da comunicação aluno-professor, do interesse pelo ensino e da qualidade do ensino;
• promover reformulações curriculares nos cursos de graduação, visando à intensificação do ensino experimental, buscando a adequada proporção entre a teoria e a prática; à adoção de estruturas curriculares compatíveis com a natureza de cada curso, garantidas pela coexistência de dois regimes acadêmicos:
1. SERIADO;
2. COM MATRÍCULA POR DISCIPLINAS;
3. COM PREDOMINÂNCIA EM AMBOS DE DISCIPLINAS ANUAIS; à intensificação do oferecimento de disciplinas específicas por curso.
• incentivar o estudo da Filosofia, da Sociologia e das Artes, visando à humanização e à conscientização;
• integrar o discente às atividades científicas e artístico-culturais, visando ao desenvolvimento de capacidades, habilidades e métodos de trabalho;
• adequar o sistema de avaliação acadêmica ao perfil do profissional a ser formado, visando a avaliar o aluno de maneira ampla;
• implantar a avaliação docente, visando ao desenvolvimento do espírito crítico e à melhoria da qualidade de ensino;
• dar prioridade aos cursos de licenciatura, visando à melhoria do ensino de 1º e 2º graus;
• diversificar os cursos de graduação e de pós-graduação, visando a atender às necessidades nacionais e regionais;
• compatibilizar o número de vagas iniciais dos cursos com a formação profissional oferecida e com a dimensão do corpo docente, visando à melhoria da qualidade do ensino;
• alterar o sistema de ingresso na Universidade (concurso vestibular), visando a adequá-lo à filosofia de ensino da Instituição.
b) QUANTO À PESQUISA
• Dar prioridade às seguintes áreas básicas:
1. das ciências exatas e naturais
(Biologia, Matemática, Física e Química)
2. das ciências sociais e humanísticas
(Pedagogia, Filosofia, Sociologia e Lingüística)
• buscar a interdisciplinaridade na atividade científica, visando à compreensão global dos fenômenos estudados;
• promover o hábito da pesquisa, visando a reforçar a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão;
• criar incentivos à participação discente em atividades de pesquisa ou de iniciação científica, tais como integralização de créditos curriculares, concessão de bolsas, prêmios ou auxílios financeiros, visando à integração dos discentes às atividades científicas e artístico-culturais;
• ativar o Fundo Especial de Pesquisa, visando ao financiamento de atividades de pesquisa;
• instituir um comitê científico, visando ao acessoramento, à aprovação, à avaliação e ao acompanhamento da pesquisa, bem como à gerência do Fundo Especial de Pesquisa.
c) QUANTO EXTENSÃO
• promover um programa de ação comunitária, visando ao conhecimento, à técnica e à assistência à comunidade.
• promover um programa de Ecologia e Planejamento Ambiental, visando a difundir o conhecimento do ecossistema costeiro;
• promover um programa regional de assistência integrada, visando à integração da Universidade com o sistema educacional de 1º e 2º graus;
• promover um programa cultural e artístico, visando a dinamizar e impulsionar o processo cultural da comunidade;
• promover um programa acadêmico técnico-científico, visando a atualizar e verticalizar os conhecimento das comunidades universitárias, da rede de ensino de profissionais liberais e de técnicos da região;
• promover um programa de educação física e desportos, visando à saúde do indivíduo e à integração social;
• promover um programa de incentivos à participação discente em atividades de extensão, tais como integralização de créditos curriculares, concessão de bolsas, prêmios ou auxílios financeiros.
CONCLUSÃO
A aplicação objetiva de uma FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE depende da determinação, interesse e atuação direta da comunidade universitária, respondendo às necessidades do meio no qual esta IFE está inserida.