filo

FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE

 

 

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

O ensino, a pesquisa e a extensão são as atividades-fim da Universidade do Rio Grande e buscam, de forma indissociável, criar condições para que o homem seja participante, criativo, crítico e responsável, diante dos problemas sócio-econômicos, filosóficos, culturais, artísticos, tecnológicos e científicos, tornando assim a Universidade mais voltada para os problemas nacionais, regionais e comunitários, propagando e aumentando o patrimônio cultural e intelectual da humanidade.

Inserida em uma região costeira, a Universidade do Rio Grande tem como vocação natural a compreensão das inter-relações entre os organismos, incluindo-se aí o homem, e o meio ambiente. Assim, como forma de orientar o ensino, a pesquisa e a extensão, a Universidade assume, como vocação institucional, o ecossistema costeiro.

Assim, a URG assume como seus objetivos:

  1. buscar a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico e propiciando os conhecimentos necessários à transformação social;
  2. formar homens cultural, social e tecnicamente capazes;
  3. promover a integração harmônica entre o homem e o meio ambiente.

 

ESTRATÉGIA GERAL DE AÇÃO

Para alcançar os objetivos propostos, a Universidade do Rio Grande adotará uma série de procedimentos que servirão de base para orientar o ensino, a pesquisa, a extensão e a administração:

  1. buscar a qualificação dos recursos humanos da Universidade, visando ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão;

  1. dar prioridade à biblioteca, visando a manter a permanente atualização do acervo bibliográfico;
  2. promover a modernização administrativa e o aperfeiçoamento do corpo técnico, administrativo e marítimo.
  3. Implementar ações que busquem a consolidação e o desenvolvimento da vocação institucional.

 

ESTRATÉGIAS SETORIAIS DE AÇÃO

a) QUANTO AO ENSINO

    1. SERIADO;
    2. COM MATRÍCULA POR DISCIPLINAS;
    3. COM PREDOMINÂNCIA EM AMBOS DE DISCIPLINAS ANUAIS; à intensificação do oferecimento de disciplinas específicas por curso.

b) QUANTO À PESQUISA

    1. das ciências exatas e naturais
    2. (Biologia, Matemática, Física e Química)

    3. das ciências sociais e humanísticas

(Pedagogia, Filosofia, Sociologia e Lingüística)

c) QUANTO EXTENSÃO

 

CONCLUSÃO

A aplicação objetiva de uma FILOSOFIA E POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE depende da determinação, interesse e atuação direta da comunidade universitária, respondendo às necessidades do meio no qual esta IFE está inserida.