MINISTÉRIO
DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
PLANO
ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA
PAINT / 2013
ÍNDICE
A. |
INTRODUÇÃO 2 |
|
B. |
AUDITORIA
INTERNA
2 |
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|
Conceito
2 |
|
|
Natureza
e objetivos 2 |
|
|
Vinculação
3 |
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Orientação
Normativa
3 |
|
|
Finalidade
3 |
|
|
Recursos
Humanos
4 |
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|
Critérios
para elaboração do PAINT 4 |
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|
Áreas
relevantes e de risco 5 |
|
|
Atividades
previstas
5 |
|
|
Considerações
finais
6 |
|
ANEXO I 7 |
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|
|
A)
INTRODUÇÃO
A Universidade Federal do Rio Grande –
FURG tem como proposta Orçamentária para o exercício de 2013, a seguinte
composição: UO 26273 – UG 154042 – Gestão 15259 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO
GRANDE – FURG. R$276.492.934,00 e da UO 26395 – UG 154042 – GESTÃO 150218 - HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO DR; MIGUEL RIET CORREA JÚNIOR, R$45.135.092,00, perfazendo um
total de Proposta orçamentária de R$321.628.026,00.
O Plano Anual de
Atividades da Auditoria Interna PAINT/2013, da Universidade Federal do Rio Grande
– FURG foi elaborado em conformidade com a INSTRUÇÃO
NORMATIVA Nº. 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007 e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 07, DE 29 DE DEZEMBRO 2006 (alterada pela IN
09/2007 – CGU). Ainda, em cumprimento ao estabelecido no Decreto n° 3591
de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto n° 4.304, de 16 de julho de
2002.
O
Plano de Auditoria Interna – PAINT tem a finalidade de apresentar o conjunto de
procedimentos a serem realizados de forma ordenada e sistêmica, objetivando
contribuir com a administração superior, na busca de resultados satisfatórios
quanto aos princípios da economicidade, eficiência, eficácia, razoabilidade
entre outros, na gestão da FURG.
B)
AUDITORIA
INTERNA
Conceito:
De acordo com a Norma Brasileira de
Contabilidade – NBC T I 01, a Auditoria Interna compreende os exames, análises,
avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a
avaliação da integridade, adequação,
eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de
informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento
de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de
seus objetivos.
A
Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi criada pelo
Conselho Universitário (CONSUN), em 05/03/1999, através da Resolução n° 08/99,
nomeando posteriormente uma Comissão Especial para a sua instrumentalização.
O
planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares
da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com
as diretivas estabelecidas pela administração.
A Constituição de 1988 estabelece que:
Art. 70 - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária,
operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e
indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das
subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional,
mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.
Parágrafo
único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada,
que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores
públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações
de natureza pecuniária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de
1998).
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de
forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
I - avaliar o
cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas
de governo e dos orçamentos da União;
II - comprovar a
legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão
orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração
federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito
privado;
III - exercer o
controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e
haveres da União;
IV
- apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
§
1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer
irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da
União, sob pena de responsabilidade solidária...”
Vinculação
Segundo a Resolução
n° 15/2010 do CONSUN, de 13 de agosto de 2010, Anexo 11 – Regimento Interno da
Reitoria, o Órgão de Auditoria
Interna, art.16 e 17, está vinculado ao Gabinete do Reitor, com a finalidade de
orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão da Universidade, sendo suas
atribuições definidas pelo Conselho Universitário (CONSUN).
Orientação
Normativa
Segundo
artigo 15 do Decreto 3.591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto
4.304 de 16 de julho de
Finalidade
Segundo
a Resolução n° 10/01 do CONSUN, de 01 de junho de 2001, que dispõe sobre as
atribuições e composição do Órgão de Auditoria Interna da Universidade Federal
do Rio Grande – FURG, em seu artigo 2°: “O Órgão de Auditoria Interna tem por
finalidade, orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão com o objetivo de
assegurar”:
a) a regularidade da
gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e de
pessoal da Instituição, objetivando a eficiência, eficácia e efetividade;
b) a regularidade das
contas, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos disponíveis,
observando os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade;
c) aos ordenadores de
despesa a orientação necessária para racionalizar a execução da receita e
despesa, com vistas a aplicação regular e a utilização adequada de recursos e
bens disponíveis;
d) aos órgãos
responsáveis pela administração, planejamento, orçamento e programação
financeira, informações oportunas que permitem aperfeiçoar essas atividades;
e) o fiel cumprimento
das leis, normas e regulamentos bem como a eficiência e a qualidade técnica do
Sistema de Controle Interno da Instituição;
f) a racionalização
progressiva dos procedimentos administrativos, contábeis, orçamentários,
financeiros e patrimoniais da Instituição; e,
g) a interpretação de
normas, instruções de procedimentos e qualquer outro assunto no âmbito de sua
competência ou atribuição. ”.
Recursos
Humanos
SERVIDOR |
Registro no
Conselho |
MATRÍCULA
SIAPE |
FORMAÇÃO
|
CARGO/FUNÇÃO |
Jackson Negalho Medeiros |
CRA/RS
8968 |
408173 |
Administrador |
Auditor
Interno |
Kátia Arpino Rasia |
CRC/RS
069.246/O-2 |
1747303 |
Contador |
Auditora
Interna |
Paula Martirene Dias |
- |
- |
Acadêmica |
Estagiária |
Critérios
para a elaboração do PAINT/2013
O
PAINT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para o exercício 2013, foi
elaborado levando-se em consideração as recomendações feitas em auditorias
realizadas, anteriormente, pelos Órgãos de Controle, Tribunal de Contas da
União, através das Auditorias de Acompanhamento e de Gestão, do exercício
anterior, e da Controladoria Geral da União, inclusive as propostas pelo ofício
nº32.595/DSEDUI/DS/SFC/CGU-PR de 31 de Outubro de 2012, ou seja:
ü
Avaliação
da regularidade dos processos licitatórios;
ü
Avaliação
da gestão do uso dos Cartões de Pagamento;
ü
Avaliação
sobre a gestão do patrimônio imobiliário; e
ü
Avaliação
da situação das transferências realizadas.
As
atividades previstas para o PAINT/2013 foram planejadas de acordo com a
capacidade de execução, representada pelo número de servidores alocados na
AUDIN. Nas horas programadas para cada trabalho, foi incluído o tempo
necessário para o planejamento da atividade e elaboração do relatório, quando
houver.
O
planejamento previsto para efetivação das tarefas poderá sofrer mudanças ao
longo do exercício, a fim de que sejam atendidas demandas imediatas do Gabinete
do Reitor, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do
Conselho Universitário, bem como treinamentos e tarefas especiais.
Áreas
relevantes e de risco
Na
avaliação da Auditoria Interna, as áreas de risco referem-se a:
1)
A
área de gestão patrimonial, já que há necessidade de levantamento de bens para
atendimento da determinação do Acórdão 367/2010 – TCU 2ª Câmara. Assunto também
tratado pelo ofício 7049/2011/GAB/CGU – Regional/RS/CGU – PR, de 17 de março de
2011, que trata das recomendações contidas nos Planos de Providência nº 224846
e 243921, conforme item 2.2.1.6. “Não localização de equipamentos com valor
superior ao indicado na Instrução Normativa CGU nº 04 de 17/02/2009”.
2)
Fragilidade
no Sistema de Informática – SIGH utilizado pelo Hospital Universitário.
3)
Análise
de procedimentos da área de compras;
4)
Monitoramento
do Sistema de Diárias e Passagens – SCDP.
Execução
dos Programas e Ações Governamentais
Dentre os objetivos específicos do
Programa de Auditoria a ser aplicado, destaca-se:
Programa 2032 –
Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino Pesquisa e Extensão |
Ação: 20GK – Fomento as Ações de Ensino, Pesquisa e
Extensão |
Regularidade
dos Processos de Concessão Diárias e Passagens; |
Regularidade
das Licitações, inexigibilidades e dispensas; |
Contratos
de Prestação de serviços e convênios; |
Cartão
de Pagamento do Governo Federal |
Regularidade
no Registro de baixas de bens, Inventário Anual de Bens |
Avaliação
sobre a gestão do patrimônio Imobiliário |
Programa 2032 –
Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino Pesquisa e Extensão |
Ação: 8282 – Reestruturação e Expansão das Universidades
Federais |
Regularidade
das Licitações, inexigibilidades e dispensas; |
Regularidade
dos Contratos de Obras |
Programa 2015-
Aperfeiçoamento do SUS |
Ação: 8585 – Atenção a Saúde da População para
Procedimentos em Média e Alta Complexidade |
Regularidade
da Prestações de Contas FAHERG (FNS) |
Atividades
Previstas
Entre
as atividades previstas para serem executadas no decorrer do ano de 2013,
destacamos como objetivo global, a análise, o assessoramento e o acompanhamento
dos vários controles internos desenvolvidos e utilizados pelas seguintes áreas:
financeira, orçamentária, patrimonial, pessoal e de suprimento de bens e
serviços.
CONTROLE
DE GESTÃO:
Análise, orientação e acompanhamento
das providências adotadas em atendimento às recomendações expedidas pelos Órgãos
de Controle Interno e Externo.
GESTÃO PATRIMONIAL:
Verificar o acompanhamento de existência
físicas e baixas sobre os bens móveis, inventário anual de bens móveis, que
tenha por base o sistema de controle de bens móveis.
GESTÃO DE
SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS:
a)
Exame
de Prestações de Contas solicitadas pela Administração.
b)
Levantamento
e exame na área de obras.
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA:
Análise e acompanhamento quanto à
execução das despesas correntes e de capital, multas, dívidas da instituição,
falta ou irregularidade de comprovação e responsáveis por perdas ou danos.
GESTÃO DE RECURSOS
HUMANOS:
a)
Análise
da entrega das declarações de bens e rendas;
b)
Monitoramento
da implantação do SCDP (Sistema de Concessão de diárias e passagens);
c)
Acompanhamento
dos registros das admissões, desligamentos, aposentadorias e pensões, no SISAC
– Sistema de Registro e Apreciação de Atos de Admissão e Concessão.
Considerações
Finais
Além das atividades destacadas no
anexo I, relacionamos a seguir, uma série de outras tarefas, as quais são de
competência da AUDIN, e que serão executadas ao longo do exercício de 2013.
ü Assessoramento ao
CONSUN;
ü Assessoramento à
Administração Central;
ü Trabalhos especiais
solicitados pela Administração Central;
ü Exame nos processos
de Inventário do exercício de 2013;
ü Receber e assessorar
Auditorias Externas;
A seguir, o Anexo I, que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria.
Anexo I – Plano de Atividades Anuais de Auditoria |
|||||||||
N° |
Relevância |
Descrição
Sumária |
Área |
Escopo/ Objetivos |
Risco Inerente
ao Objeto e Relevância em Relação a Entidade |
Cronograma |
Período de
Execução |
||
Início |
Fim |
H/H |
Dias |
||||||
1 |
Média |
RAINT |
Controle de Gestão |
Elaboração
do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna. Levantamento
das atividades realizadas no exercício. |
Não
cumprimento da Instrução Normativa 01 de 03/Jan/2007 – CGU. Informação
sobre as ações de auditoria realizadas no exercício. |
02/01/2013 |
11/01/2013 |
72 |
9 |
2 |
Alta |
Atuação do TCU/ SECEX |
Controles de gestão |
Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não
atendidos e orientar na busca de soluções. Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou
recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de
Controle Externo. |
Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e
externo e reincidência das ocorrências. Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
80 |
10 |
3 |
Alta |
Atuação da CGU/RS |
Controles de gestão |
Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não
atendidos e orientar na busca de soluções. Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou
recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de
Controle Interno. |
Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e
externo e reincidência das ocorrências. Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
80 |
10 |
4 |
Média |
Apoio Operacional à Auditoria da CGU/RS |
Controles de gestão |
Acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao Órgão de Auditoria
Interna. Atendimento às solicitações e cópias de documentos. |
Irregularidades
e impropriedades na aplicação dos recursos públicos. Atendimento
a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
56 |
7 |
5 |
Alta |
Contratos e Convênios |
Gestão de suprimentos de bens/serviços |
Exame
de Prestações de Contas de contratos e convênios no exercício na proporção de
100%. |
Impropriedades
nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos e inobservância
dos aspectos legais e formais; Regularidade
das Prestações de Contas. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
440 |
55 |
6 |
Média |
Atuação da Auditoria Interna |
Controles de gestão |
Levantamento de falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria
Interna. |
Inobservância das recomendações do órgão de auditoria interna e
reincidência das ocorrências. Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
160 |
20 |
7 |
Alta |
Cursos de Capacitação |
Auditoria |
Participação dos servidores lotados no Setor de Auditoria Interna nos
Cursos de: 1) Gestão Pública (ESAF); 2)Contratos Licitações e Convênios (ESAF); 3)Fiscalização de Contratos Administrativos (ESAF); 4) Auditorias e Controles Internos (ABOP). |
Descumprimento
do Inciso II do Art. 2º da Instrução Normativa nº 01, de 03/01/2007 – Ações
de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o
fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade; Aprimoramento
profissional dos servidores lotados no setor através da atualização do conhecimento. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
168 |
21 |
8 |
Alta |
Conformidade de Gestão-FURG/HU |
Controles de gestão |
Análise dos registros no sistema SIAFI |
Inconsistências nos Registros Siafi; Regularidade dos registros Siafi. |
02/01/2013 |
31/12/2013 |
240 |
30 |
9 |
Média |
Elaboração do relatório e parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas - FURG |
Controles de gestão |
Acompanhamento do processo de prestação de contas, análises dos
Relatórios Financeiros, mediante a legislação vigente e novas orientações dos
órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU) para elaboração do relatório
e respectivo parecer da Auditoria Interna. O exame e o Parecer da
Auditoria Interna sobre a prestação de Contas anual da entidade estão
previstos no parágrafo 6º, art. 15 do Decreto 3.591/2000, alterado pelo
Decreto 4.304/2002. |
O
não cumprimento do exame e emissão de Parecer sobre Prestação de Contas fere
as disposições em relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo
Federal. |
02/01/2013 |
31/03/2013 |
240 |
30 |
10 |
Alta |
Inventário Anual de Bens Móveis |
Gestão Patrimonial |
Examinar
o Processo de Inventário anual de 2012 com vistas a detectar possíveis falhas
na inspeção física dos bens em relação aos registros de bens existentes. |
Inconsistência
entre os registros e o levantamento físico dos bens, em geral, levando a uma
má utilização dos recursos públicos. Atendimento
dos preceitos legais pertinentes e das normas internas existentes na Ifes. |
01/03/2013 |
31/03/2013 |
80 |
10 |
11 |
Média |
|
Controles de gestão |
Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da
FURG. |
O
exame da Auditoria Interna sobre o Processo de Prestação de Contas é
necessário para que esta esteja de acordo com a legislação e as orientações
proferidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo. Atendimento
a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência. |
02/01/2013 |
31/03/2013 |
160 |
20 |
12 |
Alta |
Avaliação da Gestão dos Cartões de Pagamento do Governo |
Controles de gestão |
Análise
sobre a consistência das informações no Relatório de Gestão - RG,
conformidade com as disposições dos Decretos nº 5.355/2005 e 6.370/2008,
adequabilidade da estrutura de controles internos administrativos para
garantir sua regularidade. Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR Avaliação
sobre a consistência das informações, bem como da Regularidade na utilização
dos Cartões de Pagamento do Governo Federal. |
Inconsistência
das informações do RG e/ou irregularidades na utilização dos cartões de
pagamento. Garantir
o cumprimento da legislação. |
|
|
240 |
30 |
13 |
Alta |
Avaliação da Regularidade dos Processos Licitatórios |
Gestão Financeira |
Avaliação
(p/Relatório) da Regularidade dos processos licitatórios c/Ênfase nas
Fundações de Apoio e/ou Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos, segundo
critérios de materialidade, relevância e risco, utilizando amostragem de 5%
sobre: a) Quantitativo de contratações e o montante, segundo as modalidades
de licitações; e b) Identificação dos contratados, da motivação, da
modalidade, objeto e valor, bem como fundamentação p/dispensa/inexigibilidade
e Conclusão. Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR Avaliação
da regularidade dos processos licitatórios. |
Irregularidades
nos processos licitatórios e inobservância da respectiva legislação. Cumprimento
da Lei 8.666/93. |
|
|
240 |
30 |
14 |
Alta |
Avaliação sobre a Gestão do Patrimônio Imobiliário. |
Gestão Patrimonial |
Avaliação
dos Bens de Uso Especial ou locados de terceiros s/responsabilidade desta
Ifes, contemplando: a)suficiência de
pessoal p/gerir os bens imóveis; b) informar s/existência de estrutura tecnológica p/ sua gestão;
c)correção e completude nos registros
SPIUnet; d)análise comparativa entre gastos
c/manutenção de imóveis: próprios e de 3ºs; e)regularidade dos processos de locação
de imóveis de 3ºs; f)indenização,
pelos locadores de benfeitorias realizadas (art.35 da Lei 8.245/91); segregação contábil considerando
locação para: servidores, da unidade ou subunidade; e considerando manutenção de imóveis:
próprios, locados de 3°s e locados de outros Órgãos públicos. Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR Regularidade
dos registros e da estrutura de gestão dos Bens de Uso Especial. |
Insuficiência
de pessoal e falta de estrutura tecnológica para gestão dos bens
imóveis, registros incorretos ou
incompletos no SPIUnet, existência de benfeitorias em imóveis de 3°s
sem a devida indenização, falta de segregação contábil no registro das
locações ( p/ servidores ou p/
Unidade) ou sobre a manutenção de imóveis (próprios, de terceiros ou de
outros Órgãos da Adm.Pública). Gestão
eficiente e eficaz dos Bens de Uso Especial. |
|
|
240 |
30 |
15 |
Alta |
Avaliação da Situação das Transferências da Universidade |
Gestão Financeira |
Avaliação
das transferências c/ênfase nas Fundações de Apoio e/ou Entidades Privadas
Sem Fins Lucrativos (Convênios, Termos de parceria, Contratos de Repasse,
etc) onde esta Ifes tenha atuado como interveniente ou transferidora de
recursos transferidos por órgão ligados ao Ministério da Ciência e
Tecnologia, destacando: a)volume de recursos X Quantidade de termos vigentes em 2013; b)situação da Prestação de Contas - PC; c)estrutura de controles da Ifes p/garantir a execução dos
objetivos, análise da PC, para fiscalizar e vistoriar a execução do objeto; d)Tomadas de Contas Especiais relacionando a apuração de
responsabilidades; e)Qualidade completude dos registros ref. Convênios e outros
no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de
Parceria. Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR Correta
utilização dos Recursos e regularidade dos registros. |
Utilização
indevida dos recursos, objetivos não atingidos, irregularidade nos registros
e falta de observação na legislação aplicável aos contratos e convênios. Maximização
dos resultados em relação aos objetivos propostos e Prestações de Contas
regulares. |
|
|
240 |
30 |
16 |
Média |
Diárias e Passagens |
Gestão de Recursos Humanos |
Monitoramento
da implantação do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens nacionais e
internacionais, utilizando uma amostragem de 10%. |
Inobservância
dos aspectos legais e formais;
|
01/05/2013 |
31/05/2013 |
40 |
5 |
17 |
Média |
Baixa de Bens |
Gestão Patrimonial |
Verificar
o cumprimento das normas internas e da legislação pertinente. Constatar
a ocorrência de impropriedades nas rotinas pertinentes à área visando
corrigi-las e evitar reincidência. Exame
da execução de processos de baixa de bens. Aferição dos controles
apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente,
solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de
5%. |
Impropriedade
nas rotinas do Setor de patrimônio, levando a uma má utilização dos recursos
públicos. Atendimento
dos preceitos legais pertinentes e das normas internas existentes na Ifes. |
02/05/2013 |
30/06/2013 |
120 |
15 |
18 |
Média |
Despesas correntes |
Gestão Financeira |
Solicitação
dos processos licitatórios e dos contratos e termos aditivos vigentes e os
elaborados no exercício – selecionados por amostragem na proporção de 5% para
os pregões e 20% para as Dispensas e Inexigibilidades. |
Impropriedades
nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. Assegurar
sua formalização em conformidade com a legislação vigente. |
01/07/2013 |
30/08/2013 |
176 |
22 |
19 |
Alta |
Obras |
Gestão de suprimentos de bens/serviços |
Solicitação
dos contratos e termos aditivos na proporção de 10%. |
Impropriedades
nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. Assegurar
sua formalização em conformidade com a legislação vigente. |
01/07/2013 |
30/08/2013 |
240 |
30 |
20 |
Média |
PAINT |
Controles de Gestão |
Elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna. Planejamento das atividades de auditoria por meio de pesquisas e
entrevistas com a Administração e Unidades envolvidas. |
Planejamento
inadequado das atividades de auditoria em relação as necessidades da Ifes. Comprovação
da legalidade e avaliação dos resultados quanto a eficácia e eficiência da
gestão. |
02/09/2013 |
31/10/2013 |
120 |
15 |
21 |
Alta |
Declaração de bens e rendas |
Gestão de Recursos Humanos |
Exame dos controles atualizados quanto a disponibilização de
informações relativas a declaração de bens e renda dos servidores (IN 67/2011 – TCU e IN 003/2011 - PROGEP). |
Inobservância
dos aspectos legais e formais; Transparência dos processos de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. |
02/09/2013 |
30/09/2013 |
40 |
5 |
22 |
Média |
Admissões/ Demissões |
Gestão de Recursos Humanos |
Exame
de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU. Análise das admissões de
pessoal, auxílios, adicionais e demais procedimentos específicos do setor. Os
documentos a serem analisados serão devidamente selecionados por amostragem
na proporção de 10%. |
Impropriedades
nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos. Acompanhamento
dos processos decorrentes do ingresso de inúmeros servidores na Instituição. |
01/10/2013 |
31/10/2013 |
40 |
5 |
23 |
Alta |
FURG/HU |
Controle de Gestão |
Monitoramento das dificuldades decorrentes da falta de Integração do
Sistema SIGH. Verificação dos problemas decorrentes da falta de integração do
sistema de informática. |
Erros,
Fraudes e descontrole nos registros em decorrência da falta de comunicação do
sistema de informática entre as Unidades do H.U. Eficiência
dos registros e controles internos. |
01/11/2013 |
29/11/2013 |
120 |
15 |
24 |
Média |
Fonai |
- |
Participação no evento de Auditoria Interna do FONAI-MEC |
Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o
fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade |
14/05/2013 04/11/2013 |
18/05/2013 08/11/2013 |
80 |
10 |
25 |
Média |
Férias |
- |
- |
- |
02/01/2013 |
05/03/2013 |
352 |
44 |
TOTAL |
|
|
|
|
|
|
|
4064 |
508 |
Rio
Grande, 10 de dezembro de 2012.
____________________________________
Jackson Negalho
Medeiros
Adm. CRA/RS. 8.968
Chefe
da Auditoria Interna - FURG