MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

 

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA

PAINT / 2013

ÍNDICE

 

A.

INTRODUÇÃO                                                                     2     

B.

AUDITORIA INTERNA                                                          2

 

 

Conceito                                                                       2

 

 

Natureza e objetivos                                                      2

 

 

Vinculação                                                                    3

 

 

Orientação Normativa                                                    3

 

 

Finalidade                                                                     3

 

 

Recursos Humanos                                                        4

 

 

Critérios para elaboração do PAINT                                 4

 

 

Áreas relevantes e de risco                                            5

 

 

Atividades previstas                                                      5

 

 

Considerações finais                                                      6

 

ANEXO I                                                                            7

 

 

 

 

 

                                          

 

 

 

 

 

A)  INTRODUÇÃO

 

        A Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem como proposta Orçamentária para o exercício de 2013, a seguinte composição: UO 26273 – UG 154042 – Gestão 15259 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. R$276.492.934,00 e da UO 26395 – UG 154042 – GESTÃO 150218 - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DR; MIGUEL RIET CORREA JÚNIOR, R$45.135.092,00, perfazendo um total de Proposta orçamentária de R$321.628.026,00.

O Plano Anual de Atividades da Auditoria Interna PAINT/2013, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi elaborado em conformidade com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 01, DE 3 DE JANEIRO DE 2007 e INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº. 07, DE 29 DE DEZEMBRO 2006 (alterada pela IN 09/2007 – CGU). Ainda, em cumprimento ao estabelecido no Decreto n° 3591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto n° 4.304, de 16 de julho de 2002.

O Plano de Auditoria Interna – PAINT tem a finalidade de apresentar o conjunto de procedimentos a serem realizados de forma ordenada e sistêmica, objetivando contribuir com a administração superior, na busca de resultados satisfatórios quanto aos princípios da economicidade, eficiência, eficácia, razoabilidade entre outros, na gestão da FURG.

 

B)  AUDITORIA INTERNA

 

Conceito:

 

         De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC T I 01, a Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação,  eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

       

 

Natureza e objetivos

 

A Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN), em 05/03/1999, através da Resolução n° 08/99, nomeando posteriormente uma Comissão Especial para a sua instrumentalização.

O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para definir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.

A Constituição de 1988 estabelece que:

Art. 70 - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998).

Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

§ 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária...”

 

Vinculação

 

Segundo a Resolução n° 15/2010 do CONSUN, de 13 de agosto de 2010, Anexo 11 – Regimento Interno da Reitoria, o Órgão de Auditoria Interna, art.16 e 17, está vinculado ao Gabinete do Reitor, com a finalidade de orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão da Universidade, sendo suas atribuições definidas pelo Conselho Universitário (CONSUN).

 

Orientação Normativa

 

Segundo artigo 15 do Decreto 3.591 de 06 de setembro de 2000, alterado pelo Decreto 4.304 de 16 de julho de 2002 a Auditoria Interna se sujeita à orientação normativa e à supervisão técnica do Órgão Central e dos órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal – Controladoria Geral da União/PR/RS – em suas respectivas áreas de jurisdição.

 

Finalidade

 

Segundo a Resolução n° 10/01 do CONSUN, de 01 de junho de 2001, que dispõe sobre as atribuições e composição do Órgão de Auditoria Interna da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em seu artigo 2°: “O Órgão de Auditoria Interna tem por finalidade, orientar, acompanhar e avaliar os atos de gestão com o objetivo de assegurar”:

a)   a regularidade da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial, operacional e de pessoal da Instituição, objetivando a eficiência, eficácia e efetividade;

b)   a regularidade das contas, a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos disponíveis, observando os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade;

c)   aos ordenadores de despesa a orientação necessária para racionalizar a execução da receita e despesa, com vistas a aplicação regular e a utilização adequada de recursos e bens disponíveis;

d)   aos órgãos responsáveis pela administração, planejamento, orçamento e programação financeira, informações oportunas que permitem aperfeiçoar essas atividades;

e)   o fiel cumprimento das leis, normas e regulamentos bem como a eficiência e a qualidade técnica do Sistema de Controle Interno da Instituição;

f)    a racionalização progressiva dos procedimentos administrativos, contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais da Instituição; e,

g)   a interpretação de normas, instruções de procedimentos e qualquer outro assunto no âmbito de sua competência ou atribuição. ”.

 

 

Recursos Humanos

 

SERVIDOR

Registro

no Conselho

MATRÍCULA SIAPE

FORMAÇÃO

CARGO/FUNÇÃO

Jackson Negalho Medeiros

CRA/RS 8968

408173

Administrador

Auditor Interno

Kátia Arpino Rasia

CRC/RS 069.246/O-2

1747303

Contador

Auditora Interna

Paula Martirene Dias

-

-

Acadêmica

Estagiária

 

 

Critérios para a elaboração do PAINT/2013

 

O PAINT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para o exercício 2013, foi elaborado levando-se em consideração as recomendações feitas em auditorias realizadas, anteriormente, pelos Órgãos de Controle, Tribunal de Contas da União, através das Auditorias de Acompanhamento e de Gestão, do exercício anterior, e da Controladoria Geral da União, inclusive as propostas pelo ofício nº32.595/DSEDUI/DS/SFC/CGU-PR de 31 de Outubro de 2012, ou seja:

ü  Avaliação da regularidade dos processos licitatórios;

ü  Avaliação da gestão do uso dos Cartões de Pagamento;

ü  Avaliação sobre a gestão do patrimônio imobiliário; e

ü  Avaliação da situação das transferências realizadas.

As atividades previstas para o PAINT/2013 foram planejadas de acordo com a capacidade de execução, representada pelo número de servidores alocados na AUDIN. Nas horas programadas para cada trabalho, foi incluído o tempo necessário para o planejamento da atividade e elaboração do relatório, quando houver.

O planejamento previsto para efetivação das tarefas poderá sofrer mudanças ao longo do exercício, a fim de que sejam atendidas demandas imediatas do Gabinete do Reitor, do Tribunal de Contas da União, da Controladoria Geral da União, do Conselho Universitário, bem como treinamentos e tarefas especiais.

 

Áreas relevantes e de risco

 

Na avaliação da Auditoria Interna, as áreas de risco referem-se a:

1)   A área de gestão patrimonial, já que há necessidade de levantamento de bens para atendimento da determinação do Acórdão 367/2010 – TCU 2ª Câmara. Assunto também tratado pelo ofício 7049/2011/GAB/CGU – Regional/RS/CGU – PR, de 17 de março de 2011, que trata das recomendações contidas nos Planos de Providência nº 224846 e 243921, conforme item 2.2.1.6. “Não localização de equipamentos com valor superior ao indicado na Instrução Normativa CGU nº 04 de 17/02/2009”.

2)   Fragilidade no Sistema de Informática – SIGH utilizado pelo Hospital Universitário.

3)   Análise de procedimentos da área de compras;

4)   Monitoramento do Sistema de Diárias e Passagens – SCDP.

 

Execução dos Programas e Ações Governamentais

 

Dentre os objetivos específicos do Programa de Auditoria a ser aplicado, destaca-se:

 

Programa  2032 – Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino Pesquisa e Extensão

Ação: 20GK – Fomento as Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão

Regularidade dos Processos de Concessão Diárias e Passagens;

Regularidade das Licitações, inexigibilidades e dispensas;

Contratos de Prestação de serviços e convênios;

Cartão de Pagamento do Governo Federal

Regularidade no Registro de baixas de bens, Inventário Anual de Bens

Avaliação sobre a gestão do patrimônio Imobiliário

 

 

Programa  2032 – Educação Superior – Graduação, Pós-Graduação, Ensino Pesquisa e Extensão

Ação: 8282 – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais

Regularidade das Licitações, inexigibilidades e dispensas;

Regularidade dos Contratos de Obras

 

 

 

 

Programa  2015- Aperfeiçoamento do SUS

Ação: 8585 – Atenção a Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade

Regularidade da Prestações de Contas FAHERG (FNS)

 

 

Atividades Previstas

 

Entre as atividades previstas para serem executadas no decorrer do ano de 2013, destacamos como objetivo global, a análise, o assessoramento e o acompanhamento dos vários controles internos desenvolvidos e utilizados pelas seguintes áreas: financeira, orçamentária, patrimonial, pessoal e de suprimento de bens e serviços.

       

        CONTROLE DE GESTÃO:

 

Análise, orientação e acompanhamento das providências adotadas em atendimento às recomendações expedidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.              

       

GESTÃO PATRIMONIAL:

 

Verificar o acompanhamento de existência físicas e baixas sobre os bens móveis, inventário anual de bens móveis, que tenha por base o sistema de controle de bens móveis.

       

GESTÃO DE SUPRIMENTOS DE BENS E SERVIÇOS:

 

a)  Exame de Prestações de Contas solicitadas pela Administração.

b)  Levantamento e exame na área de obras.

 

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA:

 

Análise e acompanhamento quanto à execução das despesas correntes e de capital, multas, dívidas da instituição, falta ou irregularidade de comprovação e responsáveis por perdas ou danos.

 

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:

 

a)   Análise da entrega das declarações de bens e rendas;

b)   Monitoramento da implantação do SCDP (Sistema de Concessão de diárias e passagens);

c)   Acompanhamento dos registros das admissões, desligamentos, aposentadorias e pensões, no SISAC – Sistema de Registro e Apreciação de Atos de Admissão e Concessão.

 

 

 

Considerações Finais

 

Além das atividades destacadas no anexo I, relacionamos a seguir, uma série de outras tarefas, as quais são de competência da AUDIN, e que serão executadas ao longo do exercício de 2013.

 

ü  Assessoramento ao CONSUN;

ü  Assessoramento à Administração Central;

ü  Trabalhos especiais solicitados pela Administração Central;

ü  Exame nos processos de Inventário do exercício de 2013;

ü  Receber e assessorar Auditorias Externas;

 

         A seguir, o Anexo I, que dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria.

 

 

 

 

 

 

 


Anexo I – Plano de Atividades Anuais de Auditoria

 

Relevância

Descrição Sumária

 

Área

 

 

Escopo/

Objetivos

 

 

Risco Inerente ao Objeto e Relevância em Relação a Entidade

Cronograma

 

Período de Execução

Início

Fim

H/H

Dias

1

Média

RAINT

Controle de Gestão

Elaboração do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna.

Levantamento das atividades realizadas no exercício.

Não cumprimento da Instrução Normativa 01 de 03/Jan/2007 – CGU.

Informação sobre as ações de auditoria realizadas no exercício.

02/01/2013

11/01/2013

72

9

2

Alta

Atuação do TCU/  SECEX

Controles de gestão

Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções.

Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Externo.

Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências.

Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência.

02/01/2013

31/12/2013

80

10

3

Alta

Atuação da CGU/RS

Controles de gestão

Levantamento das falhas apontadas pelo TCU para verificar itens não atendidos e orientar na busca de soluções.

Verificar os atos e fatos administrativos que geraram reprovação ou recomendação e acompanhar adoção das recomendações emitidas pelo órgão de Controle Interno.

Inobservância das recomendações dos órgãos de controle interno e externo e reincidência das ocorrências.

Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência.

02/01/2013

31/12/2013

80

10

4

Média

Apoio Operacional à Auditoria da CGU/RS

Controles de gestão

Acompanhamento e esclarecimentos no que compete ao Órgão de Auditoria Interna. Atendimento às solicitações e cópias de documentos.

Irregularidades e impropriedades na aplicação dos recursos públicos.

Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência.

02/01/2013

31/12/2013

56

7

5

Alta

Contratos e Convênios

Gestão de suprimentos de bens/serviços

Exame de Prestações de Contas de contratos e convênios no exercício na proporção de 100%.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos e inobservância dos aspectos legais e formais;

Regularidade das Prestações de Contas.

02/01/2013

31/12/2013

440

55

6

Média

Atuação da Auditoria Interna

Controles de gestão

Levantamento de falhas e sugestões apresentadas pela Auditoria Interna.

Inobservância das recomendações do órgão de auditoria interna e reincidência das ocorrências.

Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência.

02/01/2013

31/12/2013

160

20

7

Alta

Cursos de Capacitação

Auditoria

Participação dos servidores lotados no Setor de Auditoria Interna nos Cursos de:

1) Gestão Pública (ESAF);

2)Contratos Licitações e Convênios (ESAF);

3)Fiscalização de Contratos Administrativos (ESAF);

4) Auditorias e Controles Internos (ABOP).

Descumprimento do Inciso II do Art. 2º da Instrução Normativa nº 01, de 03/01/2007 – Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade;

Aprimoramento profissional dos servidores lotados no setor através da atualização do conhecimento.

02/01/2013

31/12/2013

168

21

8

Alta

Conformidade de Gestão-FURG/HU

Controles de gestão

Análise dos registros no sistema SIAFI

Inconsistências nos Registros Siafi;

Regularidade dos registros Siafi.

02/01/2013

31/12/2013

240

30

9

Média

Elaboração do relatório e parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas - FURG

Controles de gestão

Acompanhamento do processo de prestação de contas, análises dos Relatórios Financeiros, mediante a legislação vigente e novas orientações dos órgãos de controle interno (CGU) e externo (TCU) para elaboração do relatório e respectivo parecer da Auditoria Interna.

O exame e o Parecer da Auditoria Interna sobre a prestação de Contas anual da entidade estão previstos no parágrafo 6º, art. 15 do Decreto 3.591/2000, alterado pelo Decreto 4.304/2002.

O não cumprimento do exame e emissão de Parecer sobre Prestação de Contas fere as disposições em relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

 

02/01/2013

31/03/2013

240

30

10

Alta

Inventário Anual de Bens Móveis

Gestão Patrimonial

Examinar o Processo de Inventário anual de 2012 com vistas a detectar possíveis falhas na inspeção física dos bens em relação aos registros de bens existentes.

Inconsistência entre os registros e o levantamento físico dos bens, em geral, levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Atendimento dos preceitos legais pertinentes e das normas internas existentes na Ifes.

01/03/2013

31/03/2013

80

10

11

Média


Formalização da prestação de contas

Controles de gestão

Análise das formalidades legais do processo de prestação de contas da FURG.

O exame da Auditoria Interna sobre o Processo de Prestação de Contas é necessário para que esta esteja de acordo com a legislação e as orientações proferidas pelos Órgãos de Controle Interno e Externo.

Atendimento a legislação, às normas legais e, alcance da eficiência.

02/01/2013

31/03/2013

160

20

12

Alta

Avaliação da Gestão dos Cartões de Pagamento do Governo

Controles de gestão

Análise sobre a consistência das informações no Relatório de Gestão - RG, conformidade com as disposições dos Decretos nº 5.355/2005 e 6.370/2008, adequabilidade da estrutura de controles internos administrativos para garantir sua regularidade.

Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR

 

Avaliação sobre a consistência das informações, bem como da Regularidade na utilização dos Cartões de Pagamento do Governo Federal.

 

Inconsistência das informações do RG e/ou irregularidades na utilização dos cartões de pagamento.

 

Garantir o cumprimento da legislação.

 

 

240

30

13

Alta

Avaliação da Regularidade dos Processos Licitatórios

Gestão Financeira

Avaliação (p/Relatório) da Regularidade dos processos licitatórios c/Ênfase nas Fundações de Apoio e/ou Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos, segundo critérios de materialidade, relevância e risco, utilizando amostragem de 5% sobre: a) Quantitativo de contratações e o montante, segundo as modalidades de licitações; e b) Identificação dos contratados, da motivação, da modalidade, objeto e valor, bem como fundamentação p/dispensa/inexigibilidade e Conclusão.

Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR

 

Avaliação da regularidade dos processos licitatórios.

 

Irregularidades nos processos licitatórios e inobservância da respectiva legislação.

 

Cumprimento da Lei 8.666/93.

 

 

240

30

14

Alta

Avaliação sobre a Gestão do Patrimônio Imobiliário.

Gestão Patrimonial

Avaliação dos Bens de Uso Especial ou locados de terceiros s/responsabilidade desta Ifes, contemplando: a)suficiência de pessoal p/gerir os bens imóveis; b) informar s/existência de estrutura tecnológica p/ sua gestão; c)correção e completude nos registros SPIUnet; d)análise comparativa entre gastos c/manutenção de imóveis: próprios e de 3ºs; e)regularidade dos processos de locação de imóveis de 3ºs; f)indenização, pelos locadores de benfeitorias realizadas (art.35 da Lei 8.245/91); segregação contábil considerando locação para: servidores, da unidade ou subunidade;  e considerando manutenção de imóveis: próprios, locados de 3°s e locados de outros Órgãos públicos.

Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR

 

Regularidade dos registros e da estrutura de gestão dos Bens de Uso Especial.

 

Insuficiência de pessoal e falta de estrutura tecnológica para gestão dos bens imóveis,  registros incorretos ou incompletos no SPIUnet, existência de benfeitorias em imóveis de 3°s sem a devida indenização, falta de segregação contábil no registro das locações  ( p/ servidores ou p/ Unidade) ou sobre a manutenção de imóveis (próprios, de terceiros ou de outros Órgãos da Adm.Pública).

 

Gestão eficiente e eficaz dos Bens de Uso Especial.

 

 

240

30

15

Alta

Avaliação da Situação das Transferências da Universidade

Gestão Financeira

Avaliação das transferências c/ênfase nas Fundações de Apoio e/ou Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos (Convênios, Termos de parceria, Contratos de Repasse, etc) onde esta Ifes tenha atuado como interveniente ou transferidora de recursos transferidos por órgão ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, destacando:

a)volume de recursos X Quantidade de termos vigentes em 2013;

b)situação da Prestação de Contas - PC;

c)estrutura de controles da Ifes p/garantir a execução dos objetivos, análise da PC, para fiscalizar e vistoriar a execução do objeto;

d)Tomadas de Contas Especiais relacionando a apuração de responsabilidades;

e)Qualidade completude dos registros ref. Convênios e outros no SICONV (Sistema de Gestão de Convênios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria.

Ofício 32.595DSEDU/DS/SFC/CGU-PR

 

Correta utilização dos Recursos e regularidade dos registros.

 

Utilização indevida dos recursos, objetivos não atingidos, irregularidade nos registros e falta de observação na legislação aplicável aos contratos e convênios.

 

Maximização dos resultados em relação aos objetivos propostos e Prestações de Contas regulares.

 

 

240

30

16

Média

Diárias e Passagens

Gestão de Recursos Humanos

Monitoramento da implantação do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens nacionais e internacionais, utilizando uma amostragem de 10%.

Inobservância dos aspectos legais e formais;


Verificação da implantação em todas as Unidades da Ifes e do efetivo funcionamento do sistema.

01/05/2013

31/05/2013

40

5

17

Média

Baixa de Bens

Gestão Patrimonial

Verificar o cumprimento das normas internas e da legislação pertinente.

Constatar a ocorrência de impropriedades nas rotinas pertinentes à área visando corrigi-las e evitar reincidência.

Exame da execução de processos de baixa de bens. Aferição dos controles apresentados pelos responsáveis pelo setor, que serão, oportunamente, solicitados por esta auditoria e submetidos à inspeção física na proporção de 5%.

 

Impropriedade nas rotinas do Setor de patrimônio, levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Atendimento dos preceitos legais pertinentes e das normas internas existentes na Ifes.

02/05/2013

30/06/2013

120

15

18

Média

Despesas correntes

Gestão Financeira

Solicitação dos processos licitatórios e dos contratos e termos aditivos vigentes e os elaborados no exercício – selecionados por amostragem na proporção de 5% para os pregões e 20% para as Dispensas e Inexigibilidades.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente.

 01/07/2013

30/08/2013

176

22

19

Alta

Obras

Gestão de suprimentos de bens/serviços

Solicitação dos contratos e termos aditivos na proporção de 10%.

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Assegurar sua formalização em conformidade com a legislação vigente.

01/07/2013

30/08/2013

240

30

20

Média

PAINT

Controles de Gestão

Elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna.

Planejamento das atividades de auditoria por meio de pesquisas e entrevistas com a Administração e Unidades envolvidas.

 

Planejamento inadequado das atividades de auditoria em relação as necessidades da Ifes.

Comprovação da legalidade e avaliação dos resultados quanto a eficácia e eficiência da gestão.

02/09/2013

31/10/2013

120

15

21

Alta

Declaração de bens e rendas

Gestão de Recursos Humanos

Exame dos controles atualizados quanto a disponibilização de informações relativas a declaração de bens e renda dos servidores (IN  67/2011 – TCU e IN 003/2011 - PROGEP).

Inobservância dos aspectos legais e formais;

Transparência dos processos de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

02/09/2013

30/09/2013

40

5

22

Média

Admissões/

Demissões

Gestão de Recursos Humanos

Exame de documentos e inserção de dados no SISAC/TCU. Análise das admissões de pessoal, auxílios, adicionais e demais procedimentos específicos do setor. Os documentos a serem analisados serão devidamente selecionados por amostragem na proporção de 10%.

 

Impropriedades nos procedimentos levando a uma má utilização dos recursos públicos.

Acompanhamento dos processos decorrentes do ingresso de inúmeros servidores na Instituição.

01/10/2013

31/10/2013

40

5

23

Alta

FURG/HU

Controle de Gestão

Monitoramento das dificuldades decorrentes da falta de Integração do Sistema SIGH.

Verificação dos problemas decorrentes da falta de integração do sistema de informática.

Erros, Fraudes e descontrole nos registros em decorrência da falta de comunicação do sistema de informática entre as Unidades do H.U.

Eficiência dos registros e controles internos.

01/11/2013

29/11/2013

120

15

24

Média

Fonai

-

Participação no evento de Auditoria Interna do FONAI-MEC

Ações de desenvolvimento institucional e capacitação previstas para o fortalecimento das atividades da Auditoria Interna da Entidade

14/05/2013

 

04/11/2013

18/05/2013

 

08/11/2013

80

10

25

Média

Férias

-

-

-

02/01/2013

05/03/2013

352

44

TOTAL

 

 

 

 

 

 

 

4064

508


 

                                              

 

 

 

Rio Grande, 10 de dezembro de 2012.

 

 

 

 

 

____________________________________

Jackson Negalho Medeiros

Adm. CRA/RS. 8.968

Chefe da Auditoria Interna - FURG